O Projeto Cometa de divulgação e educação em astronomia tem como objetivo popularizar e divulgar, através de apresentações e observações telescópicas, a astronomia nas escolas públicas, praças, comunidades e público em geral no Estado do Ceará.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Jaguaruana, Parambu e escola pública de Fortaleza receberam Projeto Cometa

Em Parambu a 410 km de Fortaleza, o evento mexeu com a rotina da cidade. Lá telescópios e binóculos foram colocados na praça em frente à Igreja matriz. Crianças, jovens e adultos se maravilharam com as imagens de Saturno e da Lua.  Para seu Antonio (89 anos) um dos primeiros moradores da cidade, o evento lhe fez lembrar  o eclipse total do sol que ele observou na manhã de 01 de Outubro de 1940. “Muito lindo também esta Lua de vocês ”,  disse. 
O evento em Parambu contou com o ajuda da prefeitura local que divulgou previamente na rádio e na internet. Nós que fazemos o Casf e o projeto cometa agradecemos pela acolhida e receptividade da população e pelo apoio.
Em Fortaleza, alunos e professores da Escola pública Jader Moreira de Carvalho, na Serrinha, observaram Saturno e a Lua com telescópios.  Na ocasião os membros do Casf tiraram muitas dúvidas e deram explicações sobre os movimentos dos Astros. Professores falaram da importância do projeto para despertar o interesse dos alunos por ciências.

Em Jaguaruana, 183km de Fortaleza houve 2 eventos: durante à tarde foi  ministrado palestra sobre história da Astronomia e sobre instrumentos óticos para alunos e professores da escola pública  Estadual de Ensino Profissional Francisca Rocha Silva. Já à noite telescópios foram disponibilizados para a população na praça principal da cidade. Houve observação da Lua e todos os presentes se deliciaram com as lindas imagens de nosso Satélite.

Projeto Cometa é uma iniciativa do Clube de Astronomia de Fortaleza. Tem como objetivo organizar palestras sobre astronomia e ciências afins, promover observações do céu com telescópios e binóculos em escolas e locais públicos da capital e interior do Estado. O projeto é apoiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), com o Programa de Popularização da Ciência – Astronomia Edital Funcap/CNPq 04/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário